Quem é o Pedro Bandeira
Pedro Bandeira nasceu em Santos, SP, em 9 de março de 1942, e vive em São Paulo, desde 1961, quando ingressou na Universidade de São Paulo para cursar Ciências Sociais. Desde 1962, suas principais atividades profissionais foram a de jornalista e editor, logo seguidas pela de publicitário, como redator, diretor de criação e diretor de marketing. Paralelamente, de 1962 a 1967, fez também teatro profissional como ator e diretor, e deu aulas de Literatura Brasileira e Portuguesa para o Ensino Médio e para cursos pré-vestibular. Trabalhou também em televisão em 1963 como apresentador de programas para a juventude e, de 1969 a 1984, protagonizou dezenas de comerciais para televisão.
A partir de 1972 começou a escrever histórias para crianças a serem publicadas em revistas de banca pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica, até que, desde 1983, com a publicação de sua primeira história em formato de livro (“O dinossauro que fazia au-au”, pela Editora Moderna), passou a dedicar-se exclusivamente à criação de livros infantis e juvenis.
Nas redes sociais desde 2019, Pedro Bandeira tem sido um porta-voz da esperança de um Brasil melhor por meio da educação universal e de qualidade para todos e da Literatura como caminho para o desenvolvimento socioemocional das nossas crianças e jovens.
Como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil. É casado, tem três filhos e cinco netos.
Seus livros já foram traduzidos para diversos países e recebeu prêmios literários, tais como o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e o APCA.
Atualmente, tem mais de 100 livros publicados, dentre os quais “A droga da obediência”, “O fantástico mistério de Feiurinha” e “A marca de uma lágrima”.
Se ainda quiser saber mais sobre mim, dê uma olhada nos seguintes links:
Como a Editora Moderna me apresenta